Voluntários na PB tiram dúvidas via internet de alunos da rede pública

19/07/2020
Pela internet, voluntários na PB tiram dúvidas de alunos da rede pública que vão fazer o Enem 2020 — Foto: História PVS/Youtube/Reprodução
Pela internet, voluntários na PB tiram dúvidas de alunos da rede pública que vão fazer o Enem 2020 — Foto: História PVS/Youtube/Reprodução
Geilza Carla tem 26 anos. A jovem é professora universitária e também da rede estadual de ensino da Paraíba. Há cerca de uma década ela viveu e conhece bem o sonho de entrar na faculdade. Outro cenário que ela também compreende com clareza é o das dificuldades e incertezas que alunos de escolas públicas enfrentam durante a pandemia de Covid-19 para se preparem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, adiado para janeiro de 2021.
 
Mesmo com o suporte remoto oferecido pelo ensino público na Paraíba, questionamentos e inseguranças surgem a cada dia. Por isso, ela, outros professores e universitários se voluntariam de forma individual ou em grupo para oferecer suporte para esses estudantes.
 
As iniciativas partem do consenso de reconhecer a importância da educação.
 
“A educação consegue expandir os horizontes das pessoas. Faz com que a pessoa saia das redomas com que ela foi criada e expandir até onde ela pode chegar. Educação significa elevar a outro patamar. Ela dá ferramentas para que a pessoa mude a própria vida”, destacou Geilza.
 
Devido ao distanciamento social recomendado para evitar a propagação do novo coronavírus, eles se ofereceram para tirar as dúvidas sobre as temáticas das provas por meio de redes sociais na internet ou aplicativos de mensagens.
 
 

Biologia

Biolovers Study
 
A professora Geilza já possuía um perfil para divulgação de conteúdo sobre biologia antes da pandemia. Com o avanço de casos no coronavírus o trabalho na página foi intensificado com imagens e textos que prometem facilitar o processo de aprendizado.
 
Na página também é possível ter acesso a um e-book com download gratuito, produzido por ela, com dicas de como manter e otimizar a rotina de estudos durante a quarentena.
 
Quem tem dúvidas específicas sobre determinado assunto também pode consultá-la por meio do whatsapp no número (83) 98793-1387.
 
SebastiãoLogia
 
Uma iniciativa semelhante é a da professora Andressa Tamires, que coordena o Pré-vestibular Solidário (PVS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ela, junto com colegas da área, também divulga conteúdo sobre a disciplina em um perfil no Instagram.
 
O processo de tirar dúvidas sobre conteúdos que possivelmente são abordados no Enem oferecido por ela é diferente, mas também por meio de uma rede social. Existe um link na página que direciona o candidato para um aplicativo de mensagens.
 
No espaço, todas as quintas-feiras são levantados debates sobre assuntos específicos, para que os alunos apontem os seus questionamentos. As perguntas são respondidas pela equipe de professores do cursinho gratuito.
 
 

 

Matemática

 
Rafael Lucena - universitário
 
Se o candidato estiver com dificuldade em fazer cálculos ou de compreender outras áreas da matemática, Rafael Lucena, que é estudante de engenharia, se disponibilizou a auxiliar.
 
O contato com ele é feito por meio de mensagens de texto. É preciso salvar o número de telefone (83) 99986-2700 e enviar o questionamento via whatsapp.
 
Hiago Soares - professor
 
Hiago Soares é professor de cursinhos preparatórios para o Enem há pelo menos sete anos. Desde o início da pandemia ele viu a necessidade de adaptar o ensino por meio de atividades remotas.
 
Para isso, ele grava lives que ficam disponíveis em perfis do Instagram e Youtube. Cada uma delas tem um tema específico e conta com abordagens teóricas e práticas, com a resolução de questões de provas de edições anteriores do Enem.
 
Fora do expediente de trabalho e de forma gratuita, ele também tira dúvidas dos candidatos por meio do whatsapp pelo número (83) 99620-2920.
 
 

Redação

Vanessa Costa - universitária
 
Vanessa Costa é estudante de jornalismo. Por ter afinidade com a área de produção textual, ela resolveu ajudar quem quer melhorar no quesito redação.
 
Para entrar em contato com ela, é preciso salvar o telefone (83) 98716-2913 e mandar uma mensagem via whatsapp.
 
Baixou o escriba
 
Outro perfil para seguir e acompanhar dicas para ter um bom desempenho na redação do Enem é o Baixou o Escriba. A página é administrada por Auricélia Moreira Leite, Angela Araújo e Thayane Campos. As três são professoras de língua portuguesa diário sobre escrever um bom texto.
 
Rafaela Nóbrega - professora
 
Ainda sobre habilidade com as palavras, a professora Rafaela Nascimento Nóbrega. Ela publica vídeos duas vezes por semana no Facebook, com sugestões com base nas competências cobradas na prova de redação do Enem.
 
Rafaela também faz parte do time de voluntários do Pré-vestibular solidário da UFCG.
 
 

História

Pré-vestibular Solidário da UFCG
 
Os professores de história do PVS da UFCG formam um dos elos da corrente de solidariedade para preparar alunos da rede pública de ensino para o Enem 2020.
 
A equipe produz e grava videoaulas com temas recorrentes sobre a disciplina nas provas. Os vídeos são publicados no canal do Youtube do grupo.
 
Rafael Lucena - universitário
 
Além de matemática, Rafael Lucena também tira dúvidas sobre história por troca de mensagens de texto, pelo telefone (83) 99986-2700.
 
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021, anunciou o Ministério da Educação (MEC) no último dia 8 de julho.
 
Adiado após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia de Covid-19, o novo cronograma do Enem prevê:
 
  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
  • Resultados: a partir de 29 de março
Por Iara Alves, G1 PB
 
 
 



Outras Not?cias