Escolas da Paraíba poderão ter leitura de cordel

04/03/2019

Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa prevê a leitura de cordel nas escolas públicas e privadas de toda a Paraíba. A matéria, de autoria da deputada estadual Pollyana Dutra (PSB), institui um programa de fomento a esse tipo de literatura na rede de ensino.

A medida seria para prevenir a erradicação da literatura popular em verso, além de contribuir com o conhecimento da comunidade escolar sobre a cultura popular brasileira e diminuir a discriminação em relação à cultura nordestina.

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

De acordo com o texto, a Paraíba tem papel fundamental no fomento da temática por ser ‘berço de nascimento’ de produtores, artistas e autores cordelistas.

Ainda segundo o projeto, a poesia popular em verso deve ser objeto de preservação e promoção por parte dos poderes públicos, da sociedade civil e dos cidadãos em geral.

“O melhor local para a contribuição do conhecimento da literatura de cordel, sem dúvidas, é a escola. Esta fundamental no processo de civilização de um país tem o papel constitucional e relevante de formar cidadãos para o futuro. Nada melhor que durante esse processo a boa e significativa cultura seja preservada e promovida entre as gerações”, diz o documento.

O projeto ainda será analisado pelas Comissões da Casa para posteriormente seguir para análise dos deputados estaduais em plenário.

Caroline Queiroz – MaisPB




Outras Not?cias