Presidente da CMB solicita empenho na criação da Casa de Apoio a Mulher

20/03/2017

Em Sessão Ordinária da Casa Odon Bezerra, o Presidente Douglas Andrade da Costa (PSB) apresentou o Requerimento Nº 89/2017, solicitando empenho do Prefeito Constitucional do Município na criação da Casa de Apoio a Mulher.

Inicialmente, o Presidente da Câmara Municipal de Bananeiras (CMB) fez uso da tribuna, justificando a sua propositura, bem como descreveu a importância da Casa de Apoio a Mulher e a real necessidade de instalação, uma vez que a violência doméstica contra à mulher tem sido registrada em nossa cidade. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

A Casa de Apoio a Mulher é um local de proteção contra a violência, podendo gerar para as vítimas um abrigo e apoio. A Casa fica aberta 24 horas por dia durante todos os dias da semana, protegendo contra a violência, sendo abrigo contra a agressão e gera apoio para que a mulher possa recomeçar a vida.

Nos casos de violência contra a mulher que se tornam públicos é possível observar que não tem hora marcada para acontecer, mas no geral ocorre em horas chamadas mais escuras. Mediante tal fator, a  necessidade de que a casa funcione diariamente durante as 24 horas é para garantir condições que proporcionem incentivos para transformar a vida de toda aquela mulher que seja vítima, ressaltou o Presidente.

O objetivo da Casa de Apoio a Mulher é proporcionar serviços de assistência a mulher vítima de violência doméstica, dentre os quais podemos destacar: apoio psicossocial, defensoria pública, delegacia e juizado. Mediante esse objetivo, observamos que reunir todos eles no mesmo local pode garantir agilidade, de modo que pode evitar a desistência da mulher em registrar a queixa-crime contra o agressor. O ato de combater a agressão contra a mulher é extremamente importante, pois é possível observar que a violência continua sempre existindo na medida de sua impunidade.

Além de contar com os serviços assistenciais citados anteriormente, a casa servirá como um abrigo de passagem, a qual receberá a vítima por até 48 horas. No caso de vítima com filho, o espaço terá uma brinquedoteca com monitores para que o filho fique acompanhado enquanto a mãe passa por atendimento. Ainda pode ser disponibilizado serviço de autonomia econômica, proporcionando cursos e ainda acesso a crédito.

Após a descrição de como pode funcionar a Casa de Apoio a Mulher, o Presidente reiterou que empenhará  dedicação durante o seu mandato, ressaltando ainda que buscará elaborar estratégias em conjunto com o Poder Executivo Municipal para que seja possível a criação da Casa no município de Bananeiras, o que poderá proporcionar de forma efetiva e eficaz a proteção, o abrigo e o apoio para a mulher vítima de violência. 

Bananeiras Online com Assessoria




Outras Not?cias