Batata recheada

03/05/2018
Batata recheada pode ser prato principal ou acompanhamento e é difícil de não agradar (Foto: Thinkstock/Getty Images)
Batata recheada pode ser prato principal ou acompanhamento e é difícil de não agradar (Foto: Thinkstock/Getty Images)

Uma comidinha que poder ser servida como acompanhamento ou prato principal; que serve vegetarianos e loucos por carne; que pode ser uma refeição gordinha ou light, mas que em todas as alternativas é muita gostosa, assim é a baked potato, ou, melhor dizendo, a batata recheada.

Existem muitas maneiras diferentes de preparar o quitute e opções infinitas de recheio, mas algumas regrinhas devem ser servidas. Cozinhe sempre a batata com a casca, opte por recheios com sabor mais marcante e combine com pratos paladar mais complexo.

Os melhores tipos de batata para esse preparo são a florão (que são as mais tradicionais por serem grandes) e a lavada comum, que exige um cozimento prévio. "Eu gosto de pré-cozinhar as batatas comuns para depois assar", diz Francisco Pinheiro, chef do General Prime Burguer. Um bom tempo no forno garante uma casca mais grossa e um miolo mais macio. “Fure a casca com um garfo se for levar diretamente no forno, assim as batatas cozinham mais rápido e por igual”, explica o chef Gabriel de Oliveira, do restaurante paulistano P.J Clarke’s.

Oliveira gosta de levar para assar protegida por papel alumínio e já com uma quantidade de manteiga e sal grosso apropriado. “A manteiga derrete e a batata absorve o tempero”. Dica de chef: faça a receita para acompanhar o churrasco assando cada uma diretamente na churrasqueira.

A hora do recheio é a mais divertida. O sabor mais clássico é servi-la apenas com creme azedo e bacon crocante, mas dá para soltar a imaginação e renovar o menu. “Garanta que o recheio seja cremoso e que fique aderido na batata facilmente. Brinque com as texturas acrescentado algo crocante, como bacon frito, batata palha ou onion rings”, explica. O molho de cheddar é uma boa pedida e para os mais light o de iogurte pode agradar. Confira as receitas do chef Oliveira:

Molho de cheddar:
-50g de queijo cheddar de bisnaga
-100ml de leite
-Bacon em cubinhos fritos para acompanhar

Aqueça em uma panela o cheddar e acrescente o leite sempre mexendo em uma panelinha no fogo baixo. Bata com a ajuda do fouet e coloque bacon crocante por cima.

Molho de iogurte:
-Iogurte (que pode ser desnatado)
-Folhas de hortelã
-Sal e azeite

Misture tudo e sirva frio mesmo. O molho fica refrescante e sem gordura.

Divulgação
A combinação da baked potato de creme azedo e bacon crocante acompanhando carne vermelha é clássica, mas não é a única

“Dê preferência para recheios com sabores que ressaltem. A batata assada é neutra, não é como a batata frita que tem o sabor do sal e da fritura”, explica. O chef do P.J Clarke’s serve uma versão com molho de queijos e sugere outras opções:

Ana Lucia Silva -  iG 




Outras Not?cias