Vídeo mostra impacto lunar durante observação de eclipse com superlua de sangue na PB

22/01/2019
Impacto lunar durante eclipse com superlua de sangue foi flagrado por câmeras na Paraíba na segunda-feira (22) — Foto: Divulgação/Bramom
Impacto lunar durante eclipse com superlua de sangue foi flagrado por câmeras na Paraíba na segunda-feira (22) — Foto: Divulgação/Bramom
Uma câmera instalada em um ponto de observação na Estação Cabo Branco, em João Pessoa, flagrou um impacto lunar durante o eclipse com superlua de sangue na madrugada da segunda-feira (21). O impacto aconteceu instantes antes do início da totalidade do eclipse e também foi registrado por câmeras em outros países. Veja o vídeo abaixo.

De acordo com Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), durante a observação pública do eclipse, um telescópio com duas câmeras foi instalado nos jardins da Estação Ciência.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

Uma das câmeras estava preparada para transmitir o eclipse em tempo real para um telão e outra para monitorar impactos lunares no momento da totalidade. “Os vídeos das duas câmeras foram gravados e, à noite, ao observar um deles, percebi o flash ocorrido antes do início da totalidade”, disse.

Segundo Marcelo, o impacto consiste de um pedaço de rocha espacial que atinge a superfície da lua em alta velocidade e gera um intenso flash de luz que pode ser captado da Terra. A imagem também foi flagrada por estações de observação no Marrocos e nos Estados Unidos.

O presidente da APA explica que a confirmação do impacto foi divulgada na manhã desta terça-feira (22) pelo Sistema de Detecção e Análise de Impactos Lunares (Midas), um projeto coordenado pela Universidade de Huelva e pelo Instituto de Astrofísica da Andaluzia, na Espanha, que também gravou um vídeo do impacto. O vídeo, captado na Espanha às 2h41 (horário de Brasília), foi compartilhado por Jose Maria Madiedo, astrônomo na Universidade de Huelva em uma postagem no Twitter.

Do G1PB



Outras Not?cias