Vacinação contra gripe começa para gestantes e trabalhadores de saúde

20/04/2018

 O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), começa nesta segunda-feira (23), as atividades da 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). A vacina será disponibilizada, inicialmente, para gestantes e trabalhadores de saúde. Para os demais grupos prioritários, a vacinação começa no dia 7 de maio.

O Ministério da Saúde está enviando as doses da vacina de maneira fracionada, ao todo serão sete remessas durante os meses de abril, maio e junho. O público-alvo a ser vacinado durante toda a campanha é de aproximadamente 1.070.000 pessoas.

“Fizemos a avaliação de risco epidemiológico de maior vulnerabilidade e decidimos iniciar a vacinação para as gestantes e trabalhadores de saúde, neste primeiro momento. Já repassamos cerca de 222 mil doses às Gerências Regionais de Saúde e elas estarão disponíveis nas salas de vacinas nos 223 municípios do estado”, informou a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga.

Campanha – Os grupos prioritários definidos para a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza em 2018 são: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas.

Influenza – Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.




Outras Not?cias