Testes rápidos ajudam a detectar dengue, zika e chikungunya

11/07/2018

 Profissionais de 41 municípios participam, nesta quinta-feira (12), a partir das 8h, no auditório da 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS), em Campina Grande, de um treinamento para implantação dos testes rápidos da dengue, zika e chikungunya nos municípios onde trabalham. O treinamento será ministrado pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica da 3ª GRS e os profissionais se tornarão agentes multiplicadores, repassando as informações para os demais.

A partir do treinamento, os profissionais estarão aptos a realizar os testes rápidos nos seus municípios, otimizando o diagnóstico laboratorial precoce e o tratamento mais adequado, além de contribuir com os dados da vigilância epidemiológica dos próprios municípios e, consequentemente, do estado. O resultado dos testes rápidos é conhecido em 20 e 30 minutos.

Os testes rápidos para zika, dengue e chikungunya identificam se a pessoa está com o vírus ou se já foi portadora em alguma fase da vida. Para ser submetido à testagem, é necessário que o paciente apresente os sintomas relacionados às condições e possua o cartão do SUS.  O Sistema Único de Saúde já oferece testes rápidos para HIV e hepatite, que também podem ser detectadas em poucos minutos.

PB Agora

  •  
  •  
  •  
  •  



Outras Not?cias