Governo da Paraíba intensifica vacinação de adolescentes

17/03/2018

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), realiza no período de 19 a 28 de março, uma intensificação da vacinação dos adolescentes, tendo como foco as vacinas contra HPV e Meningites. A ação segue recomendação do Programa Nacional de Imunizações para reforçar a vacinação nas escolas durante o mês de março. O Dia “D” será em 27 de março. Segundo a coordenadora estadual de Imunização, Isiane Queiroga, nesta data ao menos um município de cada região deve desenvolver ações em escolas.

Isiane explicou que o trabalho realizado em escolas atinge um maior número de adolescentes. “A vacina está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde, só que percebemos que o adolescente não vai até o PSF para ser imunizado, por isso decidimos ir até onde ele está, pedindo para os municípios reforcem as ações priorizando as escolas”, disse. “A SES-PB apoia a vacinação do adolescente no ambiente escolar por se tratar de uma ação estratégica para o alcance de altas coberturas vacinais, como foi observado nos países que adotaram este modelo”, afirmou. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube

Isiane explicou que, na ocasião, deverá ser avaliada a situação vacinal do adolescente, referente a outras vacinas, recomendadas para esse público – Difteria e Tétano, Hepatite B e Tríplice Viral. “A vacina meningocócica entrou no calendário vacinal do adolescente ano passado, ou seja, é uma vacina nova e que poucos adolescentes tomaram. É importante que os adolescentes sejam imunizados para se protegerem de possíveis doenças. As vacinas oferecidas pelo SUS são seguras, com alta eficácia de proteção comprovada”, disse.

“É fundamental que os municípios façam esforços no sentido de garantir a vacinação da população alvo, reiterando a importância de alcançar altas e homogêneas coberturas vacinais por faixa etária”, comentou Isiane. 

Bananeiras Online com Assessoria




Outras Not?cias