Criança é diagnosticada com meningite e escola suspende aulas; já são cinco casos em JP

21/04/2017

A Escola Internacional Cidade Viva, no Bairro do Bessa, em João Pessoa, suspendeu as aulas nesta quinta-feira depois que uma aluna foi internada com suspeita de Meningite Viral.

No comunicado a direção da escola afirma que a criança passa bem e que o educandário vai passar por todo um processo de limpeza e higienização.

Conheça mais sobre a doença: Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central no cérebro. É uma doença séria que pode ser fatal. A causa mais comum é uma infecção por bactérias, fungos ou vírus (mais frequentemente). Entre outros, o sintoma que mais chama a atenção para o problema é a rigidez na nuca. 

A doença pode atingir pessoas de todas as idades, sendo os idosos e as crianças os que mais correm riscos, principalmente menores de dois anos, pois o sistema imunológico do bebê ainda não é completamente maduro. A confirmação do diagnóstico é feita por meio do exame do líquor (líquido retirado da espinha), coletado por médico numa punção. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube 

 

A meningite pode provocar lesões mentais, motoras e auditivas. “A meningite pneumocócica, - um dos tipos da doença, causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae - costuma deixar sequelas tardias. No momento da inflamação da meninge pode ocorrer uma alteração auditiva de degeneração posterior. O paciente sai bem do hospital, mas pode apresentar perdas de audição ou mesmo a surdez nos próximos seis meses”, conta Augusto César Penalva de Oliveira, neuroinfectologista da Santa Casa.

Meningite viral e bacteriana

“A meningite viral é mais leve e transitória, o problema costuma se resolver em uma ou duas semanas. Já a bacteriana é mais grave, geralmente necessita de internação, pois há risco de comprometimento do cérebro. Dependendo do agente, a doença tem taxa de mortalidade entre 10% e 20%”, explica o neuroinfectologista.

De acordo com Oliveira, parentes que convivem com o paciente com meningite podem ser orientados pelo médico a tomar medicamentos como forma de prevenção.

Vírus e bactérias que causam meningite circulam no ar

Entre as medidas para evitar a meningite estão: evitar aglomerações, manter os ambientes o mais ventilados possível e ter atenção com a higiene, principalmente durante o inverno, pois a transmissão é por via respiratória (tosse e espirros). A bactéria pneumococo, por exemplo, se aloja entre o nariz e a garganta.

“Temos os vírus no organismo que ficam em estado de latência (repouso) e convivemos com bactérias o tempo todo”, lembra Oliveira. Após o contágio, o período de incubação (até a manifestação dos primeiros sintomas da doença) é curto, de dois a quatro dias.

Vacinação contra a meningite

Outra maneira de prevenir a meningite é por meio da vacinação, que protege o organismo de agentes como o pneumococo, o meningococo e o hemófilus. Estão disponíveis vacinas para crianças de 2 a 24 meses que imunizam o organismo contra meningite bacteriana, pneumonia bacterêmica e otite média aguda, ambas causadas pela bactéria pneumococo.

A vacina da rede pública inclui os sorotipos mais prevalentes de pneumococo no país (1, 4, 5, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19F, 23F) e protege contra até 78% das bactérias. A versão 13-valente (disponível em clínicas particulares) inclui, ainda, os sorotipos (3, 6A, e 19A), atingindo 90% das bactérias circulantes.


Portal Paraíba




Outras Not?cias