Câncer de pele poderá afetar 175,8 mil e hospital faz campanha

16/12/2017

 O ‘Dia D’ da campanha Dezembro Laranja vai ser promovido neste domingo (16), às 7h30, durante a ação intitulada ‘Salve Sua Pele Paraíba’, desenvolvida pelo Hospital Napoleão Laureano.

O evento tem como objetivo alertar a população sobre o câncer de pele e falar dos cuidados necessários para prevenir a doença.

O câncer de pele é o mais comum entre todos os cânceres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que sejam diagnosticados 175.760 casos novos a cada ano no Brasil, sendo 80.850 em homens e 94.910 em mulheres. O valor corresponde a 29% do total estimado de novos casos de câncer, que é de 596.070 casos.

Segundo a médica Kamila Magno, responsável pela ação, a campanha terá como enfoque dicas sobre a prevenção da doença com objetivo de diminuir a incidência de casos no estado.

“Infelizmente, as pessoas são desleixadas quando o assunto é a pele e a proteção dela. Alguns horários onde a radiação solar é mais prejudicial como das 10h da manhã às 16h da tarde. A exposição constante a essa radiação é extremamente maligna para nossa pele”, alertou a médica.

Entrevista com a médica Kamila Magno

O que é o câncer de pele?
O câncer de pele é o mais frequente de todos os outros. Pode afetar diferentes partes do corpo tendo em vista que são no órgão mais extenso do corpo.

Quais são os fatores de risco?
Os principais fatores de risco são a exposição solar devido à famosa cultura do bronzeado, e muitas pessoas não sabem do real perigo dessa exposição e constantemente se expõem sem cuidado algum aos raios UV.

Quais são as principais formas de prevenção?
A prevenção se dá evitando o sol entre as 10 horas às 16 horas, usar roupas de proteção UV, óculos, chapéu e tudo que puder garantir proteção ao sol. É importante reaplicar de três em três horas o protetor solar.

Qual o cuidado que devemos ter com as crianças?
Com as crianças são quase os mesmos cuidados, porém, a pele delas é um pouco mais fina e requer protetor especial par as crianças e a utilização de um bloqueador físico, como um guarda-sol, por exemplo.

O câncer de pele tem cura?
Na maioria dos casos tem cura, porém quando descoberto tardiamente pode ser fatal.

Quais são as formas de tratamento?
A forma mais eficaz é através da cirurgia, onde retiramos as células cancerígenas na pele com a remoção da área afetada

Portal Correio 




Outras Not?cias