Seap oferta mais de 200 cursos profissionalizantes para reeducandos ainda este ano

21/10/2020

Até o final do ano, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) passará a oferecer 230 cursos profissionalizantes aos reeducandos, familiares e profissionais do sistema prisional. Para isso, nesta terça-feira (20), foi firmado convênio com o Instituto Mundo Melhor, cujo objetivo principal é a reintegração social e a redução da reincidência criminal. 
 
“Dentro do Planejamento Estratégico da Seap, uma das estratégias é melhorar o nível educacional dos reeducandos para que a gente possa atingir nosso objetivo, que é a reintegração social. Então essa parceria com o Instituto Mundo Melhor é fundamental para que a Seap tenha sucesso na missão de diminuir a reincidência criminal e aumentar a inclusão social das pessoas privadas de liberdade”, destaca o secretário Sérgio Fonseca. 
 
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube
 
Para poder dar início às aulas, serão instalados 64 laboratórios de informática nas unidades prisionais, tendo em vista que os cursos serão oferecidos na modalidade Educação à Distância (EAD). E isto será possível por conta do convênio que o Governo do Estado firmou com o Instituto Humanitas 360, instituição que fornecerá os laboratórios.
 
Os reeducandos poderão adquirir conhecimento nas áreas de educação, saúde e bem-estar, informática, línguas, administração e empreendedorismo, e governança doméstica. A cada 12 horas de curso, os participantes terão uma redução de um dia de sua pena. tudo isso estimula a busca pelo conhecimento.
 
O secretário executivo da Seap, João Paulo Barros, avalia que os cursos têm uma dimensão extraordinária. “A educaão é a ferramenta que julgo ser a mais eficiente para a transformação do ser humano. Estou convicto de que esta parceria renderá frutos extraordinários na sociedade e no sistema prisional paraibano. Uma vez qualificado o reeducando volta para a sociedade uma pessoa melhor”, pontuou.
 
A presidente do Instituto Mundo Melhor, Cirlei Simão Pauliki, revelou que a instituição tem almejado a expansão de suas atividades que já estão em oito estados da Federação. “Para nós é muito importante estarmos aqui na Paraíba, o Instituto forma uma rede de parcerias. Então é importante nós termos esse trabalho na plataforma de salas virtuais, através de um sistema com muita seriedade, responsabilidade. Para nós, estar aqui na Paraíba é um passo muito importante. Nós temos hoje o Maranhão que se destaca e tenho certeza que a Paraíba vai se destacar também com esse trabalho”, comentou. 
 
Cirlei Pauliki acrescentou que o sistema do Mundo Melhor acompanha todos os cursos, monitora o andamento das atividades de cada aluno. Todos beneficiados com os cursos receberão certificado da Unopar – Universidade Norte do Paraná. 
 
O fundador e presidente do Grupo Mercado Móveis (empresa mantenedora do Instituto), Jeroslau Pauliki, destacou que é uma satisfação o Instituto Mundo Melhor estar sendo procurado, já que a Paraíba fez contato com a instituição após conhecer a experiência do Estado do Maranhão. “É uma satisfação muito grande e a opção de trabalhar com o sistema prisional é porque todo mundo merece uma oportunidade de reintegração social. O curso, por mais simples que seja, a pessoa vai sair com uma qualificação e nesse mundo, o qualificado tem mais oportunidades”, disse.
 
A parceria entre a Seap-PB e o IMM é uma iniciativa da Gerência de Ressocialização da Seap e tem como principal objetivo contribuir com a inserção social das pessoas privadas de liberdade, tornando possível a possibilidade de se construir uma nova realidade a essa parcela sociedade, após o cumprimento de suas sentenças judiciais nas unidades prisionais da Paraíba. “Ao conhecermos e excelente trabalho que o Instituto Mundo Melhor estava fazendo em algumas penitenciárias do país, fomos atrás para trazer também para as unidades prisionais da nossa Paraíba”, destaca o gerente de ressocialização João Rosas.
 
Sobre o Instituto Mundo Melhor - O Instituto é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha em rede empresarial, consolidando projetos que buscam transformar a vida das comunidades e fomentar o desenvolvimento social.
 
O Instituto Mundo Melhor surgiu no Paraná, em 2009 como projeto social do Grupo Mercado Móveis e atualmente conta com 117 parceiros, dentre eles governos estaduais, instituições, associações, como a Ajure (Associação de Juízes Federais do Brasil) o Rotary Clube. 
 
O IMM aplica tecnologias sociais próprias e visa à implantação de franquias sociais junto a seus parceiros. Sua prioridade é desenvolvimento de projetos nas áreas da educação, saúde e qualificação profissional, através do acompanhamento feito por indicadores de atendimento e desenvolvimento humano. A advogada e integrantes do Escritório Social na Paraíba, Leilane Soares, representou a Comissão de Direitos Humanos da OAB-PB.
 
Bananeiras Online com Assessoria



Outras Not?cias