BPTran alerta motoristas para redobrar os cuidados ao viajar neste São João

20/06/2019

 O Batalhão de Policiamento de Trânsito orienta os motoristas que pretendem viajar neste São João que redobrem os cuidados por causa das chuvas. Policiais da unidade têm buscado passar algumas dicas durante as blitzen que estão sendo realizadas nos dias que antecedem o feriadão e também pelos canais de interação social do BPTran.

O subcomandante do Batalhão, major Gérson Lima, adiantou que alguns cuidados devem ser redobrados. “Um deles é com a palheta do limpador do para-brisas, que deve ser observada, pois como passa muito tempo sem usar, acaba ressacando e é fundamente tê-la em bom estado neste período chuvoso, para minimizar os riscos de acidentes. Outro ponto de extrema importância é com os pneus, mas não só no fator de estarem lisos ou não, mas sim quanto a calibragem, que é o que garante a estabilidade do veículo. O sistema de iluminação também deve ser conferido, testando faróis e as lanternas de sinalização”, alertou.

Ainda segundo o oficial, a preocupação no período não é só com as chuvas, mas com o pós-chuvas. “Quando as chuvas estão caindo, os motoristas tendem a tomar mais cuidados até porque a visibilidade diminui, porém, ao estiar, muitos motoristas começam a ter atitudes que geram sérios riscos de acidentes, a exemplo de desenvolver uma velocidade maior, esquecendo que a pista está molhada, os pneus e o sistema de freios também”, completou.

Aquaplanagem – Uma das preocupações dos órgãos de trânsito, em relação ao período chuvoso, é com a aquaplanagem, que é quando o veículo perde a aderência dos pneus com o solo por causa das conhecidas “poças de água”. A orientação é evitar qualquer tipo de movimento brusco ao passar por estes pontos. O motorista não deve acionar o freio, não deve mudar de direção e nem acelerar ao passar por esses pontos, para minimizar o risco de perder o controle do carro e assim acabar se envolvendo em algum acidente.

Durante todo o feriado do São João o Batalhão de Policiamento de Trânsito realizará várias ações em pontos estratégicos, com objetivo de aumentar a prevenção dos acidentes no período. As ações de reforço começam nesta quarta-feira (19) e vão até a madrugada da próxima terça (25).


SecomPB




Outras Not?cias