Vulcão no Havaí faz chover pedras preciosas

19/06/2018
As pedras olivinas, expelidas pelo vulcão Kilauea (Reprodução/Twitter)
As pedras olivinas, expelidas pelo vulcão Kilauea (Reprodução/Twitter)

Em erupção desde a primeira semana de maio, o vulcão Kilauea, no Havaí, não trouxe apenas devastação para a região, mas também um “presente” curioso. Considerado o maior desastre recente na área, ele passou a expelir, além de lava, jóias.

As pedras transparentes, de tom verde oliva, são olivinas — um dos minerais mais comuns e conhecidos. A existência delas não se restringe ao fundo da cratera, ocorrendo também na Lua e até em Marte. 

Moradores da região que não foram afetados pela lava passaram a encontrar as pedras nos arredores e fizeram registros em redes sociais. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

Apesar de ser tratada por jóia, a olivina possui um valor baixo de venda: uma pedrinha pode custar R$ 20.

O vulcão

A erupção do Kilauea tem preocupado moradores da ilha. Desde o início da erupção, há mais de um mês, o fenômeno já destruiu 600 casa e deslocou mais de 2,5 mil pessoas.

Além disso, a erupção evaporou um lago inteiro. Considerado o maior lago de água doce, o Green Lake evaporou em menos de duas horas após ser atingido pela lava quente.

No início de junho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretou o envio de ajuda emergencial aos moradores da região. 

Por Yahoo!




Outras Not?cias