Morre o ex-presidente dos EUA George H. W. Bush

02/12/2018

Morreu, na madrugada deste sábado (1), o ex-presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush, com 94 anos. A informação é de Jim McGrath, porta-voz oficial da família Bush. Ele deixa cinco filhos, 17 netos e oito bisnetos. Entre seus filhos, estão o também ex-presidente George W. Bush e o ex-governador da Flórida Jeb Bush. A causa da morte não foi divulgada

Bush havia sido internado no mês de abril para tratar uma infecção urinária que se espalhou pelo sangue. O ex-presidente foi hospitalizado um dia após a morte da esposa Barbara Pierce (1945–2018), com quem ficou casado por 73 anos. Ele também sofria de doença de Parkinson.

O republicano foi 41º presidente da história norte-americana e cumpriu um mandato entre os anos de 1989 e 1993. Ele perdeu as eleições seguintes para o democrata Bill Clinton. Em 12 de junho de 2018 George H. W. Bush tornou-se o primeiro presidente norte-americano a atingir a idade de 94 anos, sendo assim o ex-presidente mais velho da história do país.

Nascido em Milton, Massachusetts, Bush se alistou nas Forças Armadas aos 18 anos e foi piloto combatente de aeronaves na Segunda Guerra Mundial. Depois de servir seu país, foi estudar na Universidade e Yale, onde se formou em Economia.

Após se formar, foi um dos pioneiros no setor petroleiro do Texas. Filho do ex-senador, Prescott Bush, sempre esteve envolvido na política, mais precisamente com o Partido Republicano, mas entrou definitivamente para a vida pública no ano de 1963 ao ser eleito para a câmara local de Harris County, Texas.

Em seguida, passou pelo Congresso e ainda ocupou cargos como Embaixador das Nações Unidas e diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) até se tornar vice-presidente dos Estados Unidos na chapa republicana de Ronald Reagan.

Em 1989, se candidatou à presidência para substituir o companheiro de chapa e amigo pessoal. Derrotou o democrata Michael Dukakis com 54% dos votos populares e 426 dos 537 dos votos do colégio eleitoral. Suas principais marcas na Sala Oval foram a guerra contra as drogas e a política externa. Durante seu mandato, caíram o Muro de Berlim e o regime soviético.

Ele ainda foi responsável por enviar tropas para a Guerra do Golfo, em 1990, onde comprou briga com o ditador iraquiano Saddam Hussein, que anos depois, em 2003, viria a ser preso pelas tropas comandadas por seu filho, George W.

 

Apesar disso, problemas na economia do país tornaram o presidente impopular e ele não conseguiu ser reeleito quatro anos mais tarde, quando acabou derrotado pelo democrata Bill Clinton.

A família de Bush manteve a tradição na política. Além do ex-governador do Texas e ex-presidente norte-americano George W., Jeb Bush também seguiu carreira pública e foi governador da Flórida. Nas últimas eleições presidenciais, foi um dos derrotados por Donald Trump nas prévias republicanas.

Painel Político

 

 



Outras Not?cias