Coronavírus em frango brasileiro estava em embalagem

14/08/2020
Frango exportado pelo Brasil para China estaria contaminado com coronavírus (Reprodução/Portal do Agronegócio)
Frango exportado pelo Brasil para China estaria contaminado com coronavírus (Reprodução/Portal do Agronegócio)
A ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) divulgou nesta quinta-feira (13) uma nota informando que os traços de coronavírus detectados em lote de frango exportado para a China estavam na embalagem do produto, e não na carne. O Brasil é o maior produtor mundial de frango. 

"Ainda não está claro em que momento houve a eventual contaminação da embalagem, e se ocorreu durante o processo de transporte de exportação", afirmou no comunicado a associação que representa os frigoríficos. 

A ABPA ressaltou, na nota, que ainda não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus. "O setor exportador brasileiro reafirma que todas as medidas de proteção dos trabalhadores e a garantia da inocuidade dos produtos foram adotadas e aprimoradas ao longo dos últimos meses, desde o início da pandemia global". 

Leia mais: China encontra traços de Covid em asas de frango importadas do Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirmou nesta quinta-feira (13) que não foi notificado oficialmente pelas autoridades chinesas sobre a ocorrência de que foi detectado covid-19 em frango importado do Brasil.

A pasta diz que, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há comprovação científica de transmissão do vírus da covid-19 a partir de alimentos ou embalagens de alimentos congelados.

A prefeitura da cidade de Shenzhen, na China, anunciou nesta quinta-feira (13) que encontrou o novo coronavírus durante um controle de rotina em asas de frango importadas do Brasil. 

Do R7




Outras Not?cias