‘Usei minha impopularidade para fazer reformas necessárias’, diz Temer

09/12/2017

 Opresidente Michel Temer aproveitou sua participação em um evento da indústria química na manhã desta sexta-feira, 8, para relatar os feitos de seu governo. O peemedebista afirmou que usou a sua impopularidade para realizar as mudanças que nenhum outro governo ousou fazer.

 

Usei a minha impopularidade para fazer as reformas necessárias”, afirmou o presidente durante palestra na abertura 22º Encontro Anual da Indústria Química na capital paulista. “Eu me lembro que, no Conselhão, o Nizan Guanaes publicitário se levantou e me disse para usar a minha impopularidade e fazer tudo o que eu precisava. Foi o que eu fiz”, reforçou. “A economia não reage por simpatia ao governo, mas com dados concretos”, disse.+

Na retrospectiva, Temer salientou que sua administração tocou projetos que “ninguém tinha coragem de fazer”. O peemedebista destacou que três são as palavras-chave em sua gestão: diálogo, responsabilidade fiscal e responsabilidade social. “Ancorados nessas três palavras, fomos combatendo a recessão e hoje já temos resultados positivos na economia. Todos sabem que enfrentamos uma das maiores recessões da história do nosso País”, disse Temer.

Entre as realizações de seu governo, Temer citou a aprovação do teto de gastos públicos. “Apesar de parecer uma coisa singela, o limite constitucional é uma coisa muito complicada”, porque “governantes querem gastar, querem recursos para seus Estados e municípios”. “Foi uma medida muito bem aceita pelo Congresso. O diálogo com os parlamentares deu muito certo e aprovamos o teto”, afirmou.

Temer afirmou que nenhuma das medidas adotadas em seu governo foi populista e, sim, responsável e popular. “Fizemos a reforma trabalhista, uma das medidas que não tiveram coragem em governos passados”, afirmou Temer, que está no Executivo federal desde 2011.

Temer lembrou também que realizou a reforma do Ensino Médio. Ele observou que, no início, as mudanças educacionais sofreram resistência dos profissionais da Educação e hoje é aplaudida por 90% deles. “Estamos tentando colocar o Brasil nos trilhos e isso não para.”

Ao falar do pré-sal, o peemedebista afirmou que, em sua gestão, a Petrobras voltou a ter “resultados extraordinários”. Nesse processo, uma contribuição importante, segundo Temer, foi o fim da obrigatoriedade do conteúdo nacional na indústria petroleira. De acordo com o presidente, a Petrobras pode exigir 30% de conteúdo nacional mas não é mais obrigada a isso.

“Hoje a economia reage aos resultados das reformas que fizemos e não ao governo”, disse Temer, acrescentando que seu governo fez a repactuação da dívida dos Estados. O peemedebista afirmou que, esse acordo resultou, por exemplo, em R$ 3 bilhões para o governo de São Paulo. Com informações do Estadão Conteúdo.

 

 ESTADAO CONTEUDO




Outras Not?cias