Colunista Manoel Luiz



  • JUNHO - PERÍODO DE MUDANÇA

    14/06/2018

           Nada melhor do que um período diferente, que venha alimentar as nossas esperanças de dias melhores, a respeito de tantos problemas que vemos desfilar  à nossa frente. E os festejos juninos faz parte do dogma da Igreja Católica, reacende a nossa vontade  de permanecermos  esperançosos, de termos uma vida melhor junto com os  nossos parentes, com os amigos que nos rodeiam, comemorando um período rico.

    É uma época  que toda  família se encontra  com parentes, trocam  ideias, se divertem, sempre ao som  de um  trio  musical e relembram  o passado, ao redor de uma fogueira,  preparando alimentos  à base de milho  verde.

                Após  o terço, a Ladainha, todos reunidos  começam a comemorar, com a fogueira acesa,  seguindo com  o  pipocar de  fogos no terreiro  de  suas  casas. Até porque possibilita-nos esquecer  um pouco  dos dissabores que atormentam  a sociedade: assaltos, guerra entre facções criminosas  de toda natureza, terremotos, vulcão de fogo,  desconfiança  de nossos  próprios  administradores,  incidentes naturais,  entre outros malefícios.

                Juntando-se  aos eventos juninos,  quase na mesma época,  vem  os jogos mundiais  de futebol, o que não deixa de ser  mais um momento importante para todo o brasileiro, que extravasa suas emoções  e esquece  alguns  minutos dos problemas para comemorar aquele fato com os amigos. Mesmo que alguns não gostem  do referido evento, que não conheçam  alguns atletas ou mesmo agremiações esportivas  mas que estão a torcer para que o seu País  se sagre  vencedor e consequentemente Campeão  nesta Copa Mundial.

                Para nós, o mais importante, é disponibilizarmos do nosso precioso tempo, e congratularmos com os demais desses momentos  diferentes na nossa vida. Passarmos, pelo menos uma época, que se possa esquecer alguns  desses problemas, juntarmos aos demais  irmãos para  vivermos um período  feliz, com a  mente sadia e barriga cheia   dos produtos agrícola  que Deus nos proporcionou.

                Hoje, nós vivemos momentos cruciantes na sociedade, devido às turbulências que provocam mal estar a todos, onde todos  aqueles que pensam somente  fazer o mal. Entretanto, por cima de tudo isto devemos esquecer e nos apegarmos  á  mão  Divina, rogando ao nosso Deus,  que todos esses problemas sejam sanados. Que a normalidade retorne ao convívio de todos e possamos  ultrapassar essa  hecatombe,  e todos  vivam  sempre felizes na família, no trabalho e nas suas tomadas de decisões.

    Bom São João para todos e vamos torcer 

    para o Brasil sagrar-se,  mais uma vez,  Campeão!

    Manoel Luiz Silva –  

    colaborador, historiador