Colunista Aline Neves



  • Delegar Tarefas

    30/05/2018

    Segundo o dicionário Saraiva, delegar significa “atribuir, transmitir (direito, tarefa, responsabilidade) a outra pessoa”.

    De acordo com Idalberto Chiavenato, em sua obra “Introdução à Teoria Geral da Administração“, delegar representa “o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia”. Em outras palavras, delegar significa transferir funções para outras pessoas, de forma estruturada. O processo compreende a escolha criteriosa da pessoa que irá cumprir com uma função, a sua orientação e preparo, a disponibilização dos recursos e informações necessárias, o acompanhamento, o feedback e o reconhecimento.

    O que delegar?

    Cargos, funções e atividades por vezes são vistos como sinônimos, o que pode gerar dúvidas.

    Cargo: É o título resultante do agrupamento de tarefas ou responsabilidades de mesma natureza, nível de complexidade e requisitos. Intitulado normalmente para indicar a posição na hierarquia, é aquele registrado no contrato de trabalho. Função: é um conjunto de tarefas e responsabilidades atribuídas a um cargo.

    Atividades (ou tarefas): menor unidade componente do trabalho que possui uma ordem, coerência e consome tempo em sua execução.

    Como delegar?

    Para que possamos melhor delegar, primeiro precisamos ter consciência de como não delegar!

    Passar a função adiante sem escolher corretamente a pessoa, sem orientá-la adequadamente, sem prover os recursos necessários, sem o acompanhamento e o feedback não é delegar, mas sim DELARGAR! Muito provavelmente o processo irá dar errado e os problemas insistirão em retornar à você!!!

    O processo de delegar consiste no processo inicialmente em saber qual a tarefa será delegada? Quem é a pessoa escolhida que vai executar? O como a pessoa vai fazer é interessante dar autonomia, deixar ela executar da maneira que prefira contato que demonstre resultados. Em seguida qual o prazo que irá entregar. É importante que durante este processo o supervisor acompanhe o que está sendo feito e se está tendo dificuldades. A equipe também precisa ser comunicada.

    Quer saber mais sobre como delegar melhor as tarefas? Entra em contato conosco.

     

     

    Aline Neves
    Master Coach
    Consultora Empresarial e de Pessoas
    83 9.9834.8586
    contato@alinenevescoach.com.br