Colunista Antônio Gomes



  • HISTÓRIAS DA VIDA – (JUIZ SEM MÃE)

    10/10/2017

    Certo dia do mês de agosto de 2000, como sempre faço, chego ao fórum as 07:10 da manhã, a fim de presidir a audiência criminal (Precatória Criminal da Comarca de Rio de Janeiro), marcada para as 07:30 horas.

    Dirigi-me ao Cartório para saber que a precatória havia sido devolvida e conversava com a técnica judiciária responsável pelo processo, quando adentrou no recinto, um cidadão de cor, bem vestido que dirigiu-se a servidora e indagou: “Jovem, tenho uma audiência designada para daqui a dez minutos. O Juiz está na cidade? Ele tem mãe? Ele é bem casado?

    A servidora olhou para mim, sorriu e virando-se para o cidadão, disse-lhe. - Está sim senhor e aí ao seu lado.

    Ele virou-se para mim, apresentou-se como advogado do réu, um carioca, apresentou o instrumento procuratório e disse-me.

    Excelência, com todo o respeito, vou lhe dizer o que eu vinha pensando alto e disse para o motorista que mim conduzia: “Juiz que marca audiência para uma hora dessa, não tem mãe ou não é bem casado”.

    Disse-lhe que o seu pensamento estava certo apenas num detalhe porque não tinha mais mãe viva e indaguei o porquê desse seu pensamento e ele respondeu: “Dr. Cheguei no aeroporto às 02:00 horas, fui pra um hotel em João Pessoa, dormi um pouco e de lá saí as 04:00 horas da manhã, chegou aqui a esta hora.

    Acreditava que iria chegar nesta cidade e, como é uma segunda feira, estaria fazendo uma viagem perdida, porque o Juiz não estaria na Comarca a esta hora e a audiência seria remarcada para outro dia. Quebrei a cara. “Cheguei dez minutos antes da hora da audiência e já encontrei o Juiz no fórum”.

    Quando retornar para minha Comarca, vou dizer que um Juiz da Paraíba, marca e audiência para as 07:30, horas e comparece para presidir o ato.

    E esclareceu que na sua comarca, dificilmente uma audiência é iniciada na hora marcada e designada para essa hora, nunca tinha visto durante os seus 30 anos de advocacia criminal. (ACONTECE CADA UMA).

     

    Antônio Gomes de Oliveira – Juiz de Direito aposentado