Colunista Manoel Luiz



  • DÁDIVA DO VELHO CHICO PARA O NORDESTE

    03/04/2017

    No início  deste mês, parte do Nordeste, notadamente  a região sêca do Cariri, considerada de um ecossistema  diferenciado  das demais regiões e sub-regiões do Estado, teve a grande felicidade de ser beneficiada  pelas águas  do Rio São Francisco. Região esta eleita entre as demais, pelo fato de demonstrar mais carência  dos  recursos naturais  capáz de atender o homem no mínimo de suas necessidades de sobrevivência em geral.

    Recebendo  as primeiras águas pelo açude de Camalaú, depois beneficiando a região de Monteiro, o volume dessa água  teve que passar por centenas de quilômetros de canais, túneis, aquedutos, diques elevatórios entre  outros meios que a engenharia usou, para que o povo caririzeiro tivesse o seu sonho realizado, ter água em sua casa, em sua cidade. 

    Temos informações de que os primeiros volumes estão enchendo  açudes públicos  e reservatórios naturais do leito por onde segue o destino previsto, indo desaguar  no açude “Epitácio Pessoa” em Boqueirão,  até chegar nas Imediações de Campina Grande e Cidade  no seu entôrno.

    O volume dessas águas, está sendo canalizado de forma natural, conduzido através do  Rio Paraíba, finalmente chegando nos reservatórios e torneiras do habitante da região - necessitado do líquido precioso,  graças à iniciativa do Governo Federal e lideranças, que há  décadas  vem lutando   em favor  da população que clama  por dias melhores.

    Todos que vemos  este  grande benefício  do governo,  em  prol  dos   irmãos menos favorecidos, é uma uma grande  realização para a região em apreço, que há hários anos vem sofrendo  com a calamidade  provocada pela falta de chuvas, desaparecimento de pastos nos campos para o rebanho e a carência de alimentos na casa de cada um, resta-nos agradecer  a Deus e aos líderes que lutaram há anos  pelo  grande feito hoje se  realizando.

    Não fosse a iniciativa dos líderes políticos, com o apêlo da opinião pública, notadamente do sertanejo que sente na pele os problemas naturais,  seria remoto o reconhecimento do governo federal acudir essa  população sofredora e carente. Chega o momento de pessoas que vão  ovacionar, pulblicar e dizer  em viva voz a realização de seu projeto. É claro que  todos esses líderes  se movimentaram para que o objetivo fosse colimado, o que na verdade é uma obrigação dos mesmos beneficiarem seu povo que representa nas esferas superiores. Nestes momentos aparecem muitos pais para um só filho, cuja  mãe solteira é a Nação.   O importante  de tudo isso é que a obra está nas nossas vistas, deixa quem quiser quiser aproveitar a oportunidade para prestar seus esclarecimentos ao público.

    Manoel Luiz Silva –  

    colaborador, historiador