Colunista Nelcimar Rodrigues



  • PEC – O assunto do momento

    03/11/2016

    Essa expressão “Proposta de Emenda Constitucional”, vulgo “PEC”, nunca antes foi tão comentada no Brasil, como agora.

    Mas o que é uma Proposta de Emenda Constitucional?

    Quando a Presidência da República tem alguma ideia, que vai impactar na vida dos brasileiros, ela submete à aprovação do Congresso Nacional um conjunto de ações, que se aprovadas, entrarão em vigor a partir do ano seguinte.

    O Brasil vive um momento de grande efervescência política, o que torna qualquer alteração constitucional, em um ponto bastante crítico e que merece total atenção por parte da população.

    Muita gente não consegue mensurar a importância da discussão de uma Proposta de Emenda Constitucional e acaba se alienando ou servindo de mero repetidor de palavras, que acaba escutando na televisão.

    Além dos 3 poderes oficiais que a Democracia nos oferece, Executivo, Legislativo e Judiciário, o 4º poder “oficioso” chamado de “Mídia” (Rádio, TV, Jornal, Internet), exerce um importante papel na construção da opinião pública. É aí que está um grande problema para a população brasileira!

    Infelizmente, culturalmente, não temos o hábito de ler, nem tão pouco de buscar alternativas de informação, para que a construção da nossa opinião possa captar a manifestação de diversos pensamentos, e dessa forma, montarmos o nosso senso crítico. Na maioria das vezes, nossa única fonte de informação é daquele “bonitão”, que se separou recentemente da mulher que faz propaganda de linguiças, e que aparece antes da novela...

    A pergunta é: será que aquela informação dada por aquele telejornal é a única disponível?

    Voltando ainda para 4º Poder (Mídia), será que a maioria das pessoas sabem, que os meios de comunicação estão nas mãos de pouquíssimas famílias e se elas detêm esses meios, evidentemente, elas vão construir as argumentações necessárias para garantir os seus privilégios e não os do povo brasileiro?

    Portanto, todos nós precisamos estar atentos a qualquer alteração na Constituição Federal, fazendo o acompanhamento dos nossos deputados e senadores, que estão no Congresso e que estão lá a serviço do povo, e não em benefício próprio. Mas isso dá trabalho, exige sair da zona de conforto, obriga-nos a ler mais, buscar outras fontes de alternativa de notícia, ou seja, faz com que a gente exerça o nosso papel de cidadão.

    Com o exposto acima, qual a sua opinião sobre a PEC 241? Você já leu a Proposta de Emenda Constitucional 241, que todo mundo está falando, mas pouca gente sabe o que de fato vai gerar de consequência? Quais são as suas fontes de informação? Você gosta de ler? Você discute essas questões com a sua família ou passa horas no Whatsapp repassando informação inútil para os seus grupos?

    Vamos refletir sobre o que está acontecendo no Brasil e construir a nossa opinião crítica!

     

    Nelcimar Rodrigues dos Santos  

    Siga-me no twitter: @brejocultural