Colunista Beto Chaves



  • Empreendedorismo na prática

    12/12/2015

    Diz a sabedoria popular que a teoria, na prática, é outra coisa. No empreendedorismo, esse ditado se aplica perfeitamente. Para ser vitorioso em seus projetos, um empreendedor tem que saber mesclar teoria com prática. Saber conciliar as lições aprendidas nos livros, com as situações reais e concretas que surgem no dia a dia.

    Devemos lembrar que as lições dos livros baseiam-se, em sua maioria, em casos hipotéticos que algumas vezes estão muito longe da nossa realidade. Até mesmo os casos de sucesso de outros empreendedores famosos, que são vivências práticas, nem sempre se adequam ao nosso tipo de empreendimento, seja pela dferença entre países, personalidades ou público alvo.

    E é justamente nesses casos, onde nada já estudado e planejado com antecedência se encaixa perfeitamente, que vemos a garra e versatilidade de um empreendedor. É nas horas de dificuldade que um verdadeiro empreendedor se sobressai e mostra todo o seu talento para a adaptação e reconstrução de seu projeto.

    Uma pequena história ilustra bem isso. Conta-se que no século XIX, durante a corrida do ouro no velho oeste americano, um imigrante alemão foi para a região do minério vender rolos de lona para cobrir barracas e carroças e assim protegê-las do sol e da chuva. Porém, o mercado já estava saturado de vendedores de lona. Todos os mineradores já possuíam lona em quantidade suficiente. E o negócio não emplacou.

    O comerciante, chamado Levi Strauss, se viu com toda aquela mercadoria encalhada e já não sabia o que fazer com aquilo e como pagar suas dívidas. Até que conheceu um alfaiate e teve a ideia de transformar todo aquele tecido grosso em peças de roupa para os mineradores. Assim, eles fabricaram calças que imediatamente se tornaram populares entre os garimpeiros, pois atendiam às suas necessidades de vestir algo resistente dentro das minas.

    O sucesso do vestuário foi total e muitas outras pessoas, além dos mineradores, passaram a comprar as peças. Todos nós, certamente, temos dessas peças em casa, conhecida como calça jeans, uma presença praticamente unânime em qualquer guarda-roupa.

    Portanto, devido à capacidade de adaptação e de replanejamento de um empreendedor nato, os rolos de lona não vendidos que antes anunciavam um grande prejuízo se tornaram a fonte da fortuna de Levi Strauss até a sua morte. Ele patenteou sua invenção e fundou uma das mais tradicionais e bem sucedidas marcas de jeans do mundo, a Levi’s.

    A história da calça jeans é um grande exemplo de como a capacidade de adaptação faz diferença na vida de um empreendedor. Na teoria, vender lona no velho oeste parecia um bom negócio. Na prática, não funcionou. Mas, observando as necessidades do mercado, Levi Strauss teve uma ideia inovadora e melhor que a simples venda de lona. Inventou a calça jeans, que é sucesso até hoje.

    Esse é o caminho para o sucesso. Não dá pra sucumbir ao primeiro fracasso. É preciso observar melhor o mercado, traçar novas metas e planos, e ter forças para recomeçar. Sem capacidade de adaptação e de recomeço, um empreendedor estará sempre fadado ao fracasso.

    Beto Chaves vem se destacando como um dos palestrantes mais elogiados do Brasil, revelação de 2013/2014. Autor do livro “Papo de Empreendedor” que está disponível gratuitamente no site www.betochaves.com. Fundador do Papo Arretado - Maior Rede de Empreendedores do Norte/Nordeste (www.papoarretado.com.br). Presidente da AJE Paraíba (Associação de Jovens Empresários e Empreendedores da Paraíba), bem como Consultor Empresarial.