Colunista Beto Chaves



  • A importância do improviso

    09/09/2015

     Está em cartaz nos cinemas nacionais, o filme O Pequeno Príncipe, que conta a história de uma menina extremamente focada em seus estudos, com toda a vida organizada e planejada pela sua mãe. Na vida da menina não há espaço para sonhos, brincadeiras ou amizades. Todas as suas atitudes e atividades são calculadas pela sua mãe, para atingir o resultado desejado: torná-la uma profissional de sucesso, essencial naquilo que faz.

    Apesar de infantil, o filme traz uma grande lição para nós: a importância do improviso, dos sonhos e do ócio criativo. Atualmente, vivemos num mundo pré-programado e extremamente competitivo. Com isso, tentamos programar toda a nossa vida com muita antecedência para que tudo saia exatamente conforme o script. Estabelecemos metas e estratégias para sermos essenciais naquilo que fazemos. Não basta ser bom. Temos que ser o melhor. Temos que ser essenciais.

    Tudo isso é muito bom e válido, para que obtenhamos o sucesso desejado profissionalmente. Mas, é essencial deixar um espaço para o inesperado. Deixar espaços para que tenhamos que lidar com o imprevisto, usando o improviso. Não podemos ter toda a vida programada, porque imprevistos acontecem. Nem tudo segue exatamente o script que traçamos. É aí que temos que ter o jogo de cintura para saber sair bem de uma situação que não estava planejada. Improvisar e encontrar caminhos alternativos são os diferenciais nesse mundo pré-moldado atual.

    Uma cena do filme é emblemática. A menina se prepara, junto com a mãe, para uma entrevista na melhor escola do país. Para isso, ela decora a resposta que dará à pergunta que sempre é feita pelos avaliadores: Por que você é essencial à nossa escola?

    Acontece que na hora da entrevista, a pergunta que fazem a ela é: O que você quer ser quando crescer? Pergunta que qualquer criança do mundo é capaz de responder. Mas, no filme, a menina não consegue respondê-la, porque estava tão bitolada com o que decorou que se tornou incapaz de pensar.

    Para mim, a lição que ficou do filme foi que, apesar da importância do planejamento e cumprimento de metas, também é essencial saber lidar com o imprevisto. Saber usar a criatividade para lidar com situações não planejadas. Para isso, é importante dedicar alguns momentos do dia ao ócio criativo, à leitura, ao lazer, enfim, a tudo que nos ajude a usar a imaginação para sair de situações que não esperávamos. Só assim seremos realmente bem sucedidos em nossos projetos e atividades.

    Beto Chaves vem se destacando como um dos palestrantes mais elogiados do Brasil, revelação de 2013/2014. Autor do livro “Papo de Empreendedor” que está disponível gratuitamente no site www.betochaves.com. Fundador do Papo Arretado - Maior Rede de Empreendedores do Norte/Nordeste (www.papoarretado.com.br). Presidente da AJE Paraíba (Associação de Jovens Empresários e Empreendedores da Paraíba), bem como Consultor Empresarial.